Minha lista de blogs
Minha lista de blogs
Minha lista de blogs
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Primeiro de maio, dia da democracia
Muito se fala sobre o primeiro de maio, mas pouco se estuda e se aprofunda. É necessário, entender o modo capitalista de produção, para entender a luta dos trabalhadores.
Quando termina o feudalismo na Europa, nasce a partir da Inglaterra, um novo modelo de produção, onde os artesãos, perdem autonomia, onde os trabalhadores rurais são expulsos de suas terras e forçados a ir para os centros urbanos e lá trabalharem, nas industrias nascentes.
O modelo força os antigos camponeses, que trabalhavam a partir do ciclo natural, por exemplo, horários acompanhando o sol, a se adaptarem aos horários das industrias. E o ritmo de trabalho ditado pelas maquinas a vapor.
O trabalho sem regramento nenhum, obrigava, mulheres, homens e até crianças a trabalharem 18 horas por dia. A demissão acontecia a qualquer momento, e não havia um mínimo a se pagar por hora. Quem adoecesse que se virasse e quem envelhecesse, que se cuidasse. Brilhante o livro de Emile Zolla, Germinal, pois mostra como era a vida nas minas de carvão, nada diferente das industrias têxteis ingleses, daquele período, 1840/50.
Os sindicatos e as cooperativas de trabalhadores, nasceram juntas para se contrapor a esta loucura que era o trabalho. Quando falo de democracia, quero dizer que tudo o que vivemos hoje, é o acumulo das lutas dos trabalhadores em todas as partes do mundo, nestes quase 200 anos.
Foram estes sindicatos antigos, que conseguiram negociar e regulamentar a jornada de trabalho, o descanso semanal, as férias, o decimo terceiro e todos os nossos direitos. Foram eles que criaram partidos políticos em cada pais que elegendo seus deputados, conseguiram colocar em leis suas conquistas em negociações.
Se saímos da barbárie, e hoje temos direitos, isto é obra dos sindicatos de trabalhadores ao longo do tempo. Se temos democracia, foi porque trabalhadores lutaram nestes 200 anos para que isto acontecesse. Caso contrário o dinheiro teria nos feito escravos pelos capitalistas.
Mesmo os que nos criticam hoje, os que dizem que o sindicato não serve pra nada, que os trabalhadores tem mais é que trabalhar mesmo, mesmo estes só podem falar isto, porque conquistamos liberdade para que eles possam falar estas insanidades. Caso contrario eles estariam amarrados as maquinas até hoje e sem liberdade para se posicionarem.
Hoje a noite nos telejornais vocês verão muitos trabalhadores pelo mundo, com suas bandeiras vermelhas protestando e lutando por seus direitos.
Viva a classe trabalhadora. Viva a luta dos trabalhadores.
Texto extraído da Pagina Facebook do Sr.Tarcisio Secoli
https://www.facebook.com/pages/Tarcisio-Secoli/242694922584648
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário