Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Sobre a greve dos caminhoneiros

Este movimento dos caminhoneiros me lembro junho de 2013, onde um movimento aparentemente pequeno com uma pauta de luta contra o aumento de 0,20 centavos no preço da passagem, ganhou força e se tornou um movimento nacional de grande proporção.

Muitas coisas mudaram, de 2013 pra cá, em 2013 o Brasil vivia um outro momento político e econômico que nem de longe se compara com o caus que vivemos hoje.

A história está aí para contar tudo que o Brasil viveu nos últimos 5 anos:
_Reeleição da presidenta Dilma num cenário apertado com a grande maioria dos votos oriundos das pessoas com menor poder aquisitivo, em sua maioria do Norte/Nordeste.
_ Eleição de um Congresso Nacional em sua maioria comprometido com fortes grupos empresariais e financiados por estes.
_ A revolta dos derrotados nas urnas e o início de um "terceiro turno das eleições", em especial dentro do Congresso Nacional com a explicita "ordem" de Sangra a Presidenta Reeleita até Matar.
_ A revolta de parte da elite brasileira, contra a Reeleição da Presidenta Dilma, em sua maioria eleitores da parte derrotada nas urnas, que motivada pela grande mídia e financiada pela FIESP, passaram a fazer manifestações dividindo o país.
_ A farsa do Impeachment que culminou com a retirada da Presidenta Dilma Rousseff, sem ela ter cometido nenhum crime.
_ A condução ao posto máximo da nação de Michael Temer, com o único propósito de retirar direitos adquiridos pelo povo brasileiro ao longo de anos, em especial nos últimos 12 anos nos governos do PT.
_ A aprovação de medidas e leis que reduziram os gastos públicos com saúde, educação, segurança pública e tudo que diz respeito ao social, a aprovação da reforma trabalhista e a quase aprovação da reforma da previdência, que não foi aprovada este ano por ser ano eleitoral.
_ A escalada da corrupção no governo Temer, onde malas e malas de dinheiro circulavam em mãos e apartamentos de membros do alto escalão do governo.
_ Duas denuncia de corrupção contra o presidente Temer, que foram votadas na Câmara Federal e não aceitas a custo de acordos que envolveram milhões de reais.
_ A escalada do desemprego e a volta da miséria de parte da população brasileira.
_ A farsa da condenação e prisão do Ex Presidente Lula, com a única finalidade de impedir o Ex Presidente de participar e ser eleito outra vez Presente do Brasil.

Ainda sobre o movimento de 2013, se diziam ser um movimento sem partido e a pauta dos 0,20 centavos passou a ser um pauta diversificada, contra tudo e contra todos.

Hoje ao relembrar o movimento de 2013 em comparação com o movimento dos caminhoneiros vejo algumas semelhanças.
O movimento dos caminhoneiros começou com uma pauta específica e aos poucos vem diversificando a pauta.
Parte do movimento pede a intervenção militar.
O movimento vem ganhando força em todo Brasil.
Não há uma liderança definida.

A verdade é que o Brasil vive um caus, não por culpa dos caminhoneiros, mas tão somente e exclusivamente da incompetência desde governo em gerenciar crises.
Um governo que não tem compromisso com povo brasileiro, este governo ilegítimo que aí está só tem compromisso com o capital internacional, com os lucros dos investidores. A prova disso é a política de aumento de preços dos combustíveis para satisfazer a ganância de investidores da Petrobrás. Causando o caus que aí está, onde a maior vítimas é a população brasileira.

Manoel Domingos
Líder Comunitário, Metalúrgico e Estudante de Direito.

Nenhum comentário: