Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

quarta-feira, 14 de julho de 2010

AS TRÊS PENEIRAS



Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisaria contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
  • O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
  • Três peneiras?
  • Sim. a primeira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato?
Caso tenha ouvido falar a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve passar pela Segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é coisa boa deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
E arremata Sócrates:
Se passar pelas três peneiras, conte! Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos e colegas. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!
Saber calar é sobretudo uma arte. Se o comentário a fazer de uma para outra pessoa não vier em benefício de alguém, se não ajudar, ou pior, se causar mágoa, é melhor calar.
Não é fácil, mas se conseguimos colocar em prática esta técnica de bem viver estaremos fazendo certamente nossa parte, dando nossa contribuição, como o passarinho da floresta sabedor que sua contribuição diante do incêndio era insignificante, pequena mesmo, mas ao carregar água no bico para ajudar a apagar o fogo, tinha ao menos consciência e paz, pois fazia sua parte. Se cada um der sua contribuição, quantos dissabores e maledicências não serão evitados?
O ser humano necessita dar sua contribuição, pequena que seja, mas efetiva, para que as coisas mudem, melhorem e aconteçam, preservando a natureza, florestas e animais e, principalmente, preservando a si próprio e respeitando o seu próximo.
São ações que, isoladamente podem significar muito pouco, mas, se realizadas em coletividade, ajudarão a construir um mundo melhor, nesta e nas próximas gerações: FAÇA A SUA PARTE !!!
UM ABRAÇO A TODOS !!!

Nenhum comentário: